Oi, como podemos te ajudar?
1
Imagem informativa sobre o curso ser online ao vivo.

Pós-graduação PUC-Rio

MBA Digital Business

A inovação e a Inteligência Artificial estão redefinindo o mundo dos negócios. Este MBA é sua oportunidade de estar na linha de frente dessa revolução — conectando estratégia, criatividade e tecnologia para transformar ideias em impacto real. O futuro é digital — e começa com você.

É mais do que uma capacitação. É a construção do seu diferencial. É a chance de se posicionar onde estão as maiores oportunidades.

Curso 100% on-line com aulas ao vivo.

Segundas e quartas das 19h às 23h.

Duração: 13 meses.

Reconhecido pelo MEC.

Parcele em até 15X R$ 2.332,85.

Condições especiais até 30/11/2025.

Início: 13 de abril de 2026.

INSCREVA-SE

Confira as disciplinas

Um dos pilares do MBA Digital Business é o Projeto de Inovação Digital. Mais do que estudar inovação, você vai praticá-la. Em equipes, os alunos desenvolvem projetos reais — startups ou iniciativas corporativas — com mentoria e suporte do ecossistema de inovação da Genesis.

A jornada de aprendizado está organizada em 5 módulos, compreendidos por tópicos abrangentes, para capacitar você a moldar a estratégia do negócio e a liderar iniciativas digitais:

Estratégia Digital
Estratégia para Transformação Digital
Implicações da crescente aceleração do ritmo de mudanças e seus impactos para os negócios; concepção da estratégia de adaptação de um negócio à era digital; definição, conceitos básicos e pilares da transformação digital; aprofundamento no framework dos cinco domínios — clientes, competição, dados, inovação e valor — com orientações para aplicação prática; papel do mindset e da cultura organizacional na digitalização; estudos de caso reais; Open Innovation como ferramenta de transformação; vantagens e desvantagens dos modelos de trabalho de startups vs. práticas corporativas; metodologias e ferramentas para construir modelos de negócio mais ágeis e digitais.
Transformação Organizacional
Compreender a transformação organizacional necessária para viabilizar negócios digitais: cultura e liderança que prosperam com disrupção; construção de organizações por líderes que adotam novas abordagens; importância do propósito e competências de líderes que conduzem mudanças; motivação e engajamento de times de alto desempenho; governança organizacional (holocracia como fundamento); ética e responsabilidade socioambiental (ESG) e a influência da liderança nos indicadores de ESG.
Startups: Valuation & Venture Capital
Introdução ao empreendedorismo; modelos de negócio de startups; fundamentos de valuation e precificação; relação com investidores e captação de recursos; governança em startups; tendências tecnológicas; cases práticos e pitchs com empreendedores.
Customer Services & Omnichannel
Fundamentos de Marketing Omnichannel; sistemas integrados de canais com o consumidor (varejo, canal direto, marketplaces); e cases de sucesso Omnichannel.
Business
Marketing para Produtos Digitais
Conceitos e tendências de marketing; forças de disrupção; canais digitais e tipos de mídia; valor nas relações de troca; estratégias e planos para marketing digital; complexidade do consumidor moderno.
Comunicação em Meios Digitais
Histórico da comunicação e impacto da transformação digital na produção e distribuição de informação; plataformização da mídia; creator economy; mídia programática e gestão de dados; estudos de caso.
Avaliação Financeira de Projeto
Valor do dinheiro no tempo; taxa de juro; valor atual e futuro de fluxos de caixa; demonstrações contábeis; gestão do risco; critérios de avaliação econômica; investimento em intangíveis e avaliação financeira de marcas.
NeuroMarketing: Evolução Necessária
O que é NeuroMarketing; avanços em Neurociência; biométrica e neurométrica; como o cérebro toma decisões de compra; táticas de persuasão e influência; design emocional; exemplos práticos de aplicação em produtos digitais.
Criação
Estratégia para Produtos Digitais e Inteligência Artificial
Conceito de interface; evolução histórica; interfaces de toque e voz; redes sociais e algoritmos; modelos de negócios de plataformas; monetização; privacidade, riscos sociais e o futuro das redes sociais; importância dos dados e desafios para marcas no século 21.
UX Design: A Experiência do Usuário
Conceitos de UX; metodologias de pesquisa com usuários; arquitetura da informação; prototipagem; testes de interface e ferramentas para validação de projetos reais.
Design Thinking
Design Thinking aplicado a produtos digitais; identificação de oportunidades; técnicas de criatividade; prototipagem e validação; planejamento do processo de projeto.
Projeto de Inovação Digital em uma Startup ou em Empresa Existente
Definição e regras do projeto de inovação digital; customer discovery; validação; apresentação de MVP; faseamento do produto e avaliação por banca.
Tecnologia & Inteligência Artificial
Conceitos básicos de tecnologia e Inteligência Artificial
Aplicações Web e Mobile; infraestruturas On- Premise e Cloud; bancos relacionais, NoSQL e blockchain; linguagens e frameworks (React, Angular, Flutter, Node, Python, Java); redes neurais e aprendizado de máquina; MVP, priorização e análise de complexidade.
Lean Startup & Métodos Ágeis: Provocando a Inovação
Conceitos de Lean, modelo Gartner, Lean Startup, MVP, Lean Model Canvas, Manifesto Ágil e SCRUM; aplicação prática em startups.
Transformando Dados em Ativos: Data Analytics & Data Science
Alfabetização em data science para executivos; fundamentos matemáticos; correlação e causalidade; análise exploratória; visualização; arquiteturas de dados; aprendizado de máquina e ética no uso de dados.
Tecnologias Emergentes: Inteligência Artificial e outras
História das tecnologias; forças tecnológicas; agilidade; computação em nuvem; IA; ciência de dados; IoT; blockchain; Web3; metaversos; economia digital; construção de planos para futuro imprevisível.
Blockchain
Princípios sobre Blockchains e Criptoativos
Funcionamento da blockchain; modelos de governança autônoma; mercados de criptoativos; aplicativos descentralizados (dapps); e modelagem econômico- financeira de criptoativos.
DeFi – Finanças Descentralizadas I
Tipologia das DeFi’s; DeFi de crédito e pools de liquidez; stablecoins; AMM; e derivativos de criptoativos.
DeFi – Finanças Descentralizadas II
Continuação e aprofundamento dos tópicos de DeFi, incluindo casos avançados e análise de protocolos.
Blockchain Economics
Discussão sobre organizações baseadas em lógica blockchain; governança autônoma; uso de criptoativos; micro e macroeconomia aplicadas a blockchain.

Inscreva-se agora

Garanta sua vaga e matricule-se na melhor universidade privada do país. *

*The World University Rankings 2026

INSCREVA-SE

Fale Conosco

Quer mais informações sobre o
MBA Digital Business?

CONVERSE CONOSCO

Aprenda com feras do mercado nacional e convidados internacionais:

Foto do professor Abel Reis

Abel
Reis

Executivo com 25 anos em publicidade na América Latina. Fundador da AgenciaClick e ex-CEO de redes como Isobar e Dentsu Aegis. Sócio em ventures e autor; formado em Engenharia de Sistemas (UFRJ).
Foto do professor Daniel Orlean

Daniel
Orlean

Fundador e co-CEO da Voltz e executivo em tecnologia para educação. Ex-vice-presidente de marketing do Flamengo. Engenheiro e mestre em Ciência da Computação (PUC-Rio).
Foto da professora Eliane Leite

Eliane
Leite

Executiva com experiência em RH, liderança e planejamento estratégico, com passagens por empresas como Xerox. Coordenadora do MBA em RH (IAG/PUC-Rio) e mestre em Administração.
Foto do professor Fernando Wagner

Fernando
Wagner

Sócio da Crescera Capital e Head da área de Venture Capital, Fernando é Gestor do maior fundo de Venture Capital em Operação no Brasil. Mestre em Engenharia de Sistemas (COPPE/UFRJ).
Foto do professor Franco Pieragnoli

Franco
Pieragnoli

Diretor de tecnologia da Work&Co (Accenture) com experiência em produtos digitais e projetos de grande escala; atuou em startups. Formação em reconhecimento de padrões (EACH/USP).
Foto do professor Frederico Lacerda

Frederico
Lacerda

Pioneiro em Employee Experience no Brasil e co-fundador da Pin People, plataforma de people analytics. Fundador de aceleradora de startups e ex-consultor na Accenture. Mestre em Administração pelo IAG PUC-Rio.
Foto do professor Guilherme Toledo

Guilherme
Toledo

Designer formado pela PUC-Rio; professor e coordenador de projetos com ênfase em estratégia e gestão do design. Formação complementar em artes e antropologia pela UC Santa Barbara.
Foto do professor Leonardo Lima

Leonardo
Lima

Especialista em blockchain e criptomoedas, diretor no IAG/PUC-Rio e membro de conselhos acadêmicos. Professor de Finanças com doutorado e mestrado em Engenharia de Produção (PUC-Rio).
Foto do professor Luiz Eduardo Brandão

Luiz Eduardo
Brandão

PhD em Finanças, com MBA pela Stanford Business School e formação em engenharia. Especialista em avaliação de projetos e análise de risco; coordenador do NUPEI em energia e infraestrutura.
Foto do professor Luis Fernando Hor-Meyll Alvares

Luis Fernando
Hor-Meyll Alvares

Engenheiro eletrônico com mestrado e doutorado em administração. Ampla experiência técnica e gerencial em empresas de tecnologia e serviços. Professor de Marketing no IAG/PUC-Rio.
Foto do professor Marcantonio Fabra

Marcantonio
Fabra

Consultor e professor com mais de 30 anos em gerenciamento de projetos. Ex-vice-presidente de Marketing e Comunicação do PMI-RJ e detentor de certificações em gestão de projetos e metodologias ágeis.
Foto do professor Marcello Póvoa

Marcello
Póvoa

Managing Partner da MPP, agência focada em produtos digitais de grandes marcas; ex-diretor da Globo.com. Pós-graduação na Columbia University, M.Sc. Communications Design (Pratt) e MBA Coppead.
Foto do professor Marcio Leibovitch

Marcio
Leibovitch

Sócio da Work&Co (Accenture) no Brasil, especialista em produtos digitais e experiência de usuário. Engenheiro eletrônico (PUC-Rio) com carreira internacional.
Foto do professor Marco Aurélio Sá Ribeiro

Marco Aurélio
Sá Ribeiro

Coordenador do Centro de Empreendedorismo do IBMEC e diretor da Sá Ribeiro Multimedia. Consultor e professor com doutorado em Administração; leciona no IBMEC-RJ e na PUC-Rio.
Foto do professor Newton Rodrigues-Lima

Newton
Rodrigues-Lima

Especialista reconhecido em Neuromarketing, com experiência como executivo em gestão corporativa. Ph.D. em Business Administration (EUA) e especialista em negociação (Harvard).
Foto do professor Nuno Côrte-Real

Nuno
Côrte-Real

Mestre em Economia Internacional (ISEG, UT Lisboa) e docente na Universidade Católica Portuguesa desde 1991. 16 anos de experiência no setor financeiro, com atuação em direção de bancos.
Foto do professor Pedro Argento

Pedro
Argento

Desenvolvedor e fundador da GoBlock (aplicações em Blockchain). Mestrando em Finanças pelo IAG PUC-Rio; Engenheiro Eletricista (PUC-Rio) com estudos em IA e ciência de dados.
Foto do professor Rafael Nasser

Rafael
Nasser

Líder de projetos de tecnologia em organizações como Petrobras e Furnas. Doutor em Ciência da Computação com mais de 20 anos de experiência e atuação como empreendedor.
Foto do professor Rodrigo Senra

Rodrigo
Senra

Doutor em Computação pelo IC-Unicamp. Experiência de 26 anos na indústria de software; ex-professor da PUC-Campinas. Membro fundador da Associação Python Brasil e atuante em estratégias e serviços de dados.

Confira os benefícios exclusivos para alunos da PUC-Rio:
você terá acesso a uma série de vantagens, incluindo:

  • 📍 Turmas cuidadosamente planejadas para otimizar o seu networking e desenvolvimento.​
  • 📍 Conteúdo atualizado e alinhado com as últimas tendências do mercado. Estude na PUC-Rio: a melhor universidade privada do país.(THE World University Rankings 2025).
  • 📍 Alunos de MBA possuem um desconto exclusivo para ingressar no Mestrado profissional em Administração de Empresas da PUC-Rio, permitindo que continuem aprimorando sua trajetória acadêmica e profissional.
  • 📍 Ao final do curso, o aluno que for aprovado em todos os créditos receberá uma Medalha Digital registrada em Blockchain e o Certificado do MBA.

MBA Digital Business

FORMATO:

Aulas online/ao vivo

CARGA HORÁRIA:

388h

DURAÇÃO:

13 meses

INÍCIO:

13 de abril/2026

Inscreva-se hoje e participe do processo seletivo que consiste em uma entrevista com a coordenação do curso, por telefone ou videoconferência.

Após a entrevista, você será informado(a) sobre a aprovação e poderá fazer a matrícula no MBA Digital Business da PUC-Rio.

Turma: 13 de abril de 2026 INSCREVA-SE