Pós-graduação PUC-Rio
MBA Digital Business
A inovação e a Inteligência Artificial estão redefinindo o mundo dos negócios. Este MBA é sua oportunidade de estar na linha de frente dessa revolução — conectando estratégia, criatividade e tecnologia para transformar ideias em impacto real. O futuro é digital — e começa com você.
É mais do que uma capacitação. É a construção do seu diferencial. É a chance de se posicionar onde estão as maiores oportunidades.
Curso 100% on-line com aulas ao vivo.
Segundas e quartas das 19h às 23h.
Duração: 13 meses.
Reconhecido pelo MEC.
Parcele em até 15X R$ 2.332,85.
Condições especiais até 20/12/2025.
Início: 13 de abril de 2026.
Confira as disciplinas
Um dos pilares do MBA Digital Business é o Projeto de Inovação Digital. Mais do que estudar inovação, você vai praticá-la. Em equipes, os alunos desenvolvem projetos reais — startups ou iniciativas corporativas — com mentoria e suporte do ecossistema de inovação da Genesis.
A jornada de aprendizado está organizada em 5 módulos, compreendidos por tópicos abrangentes, para capacitar você a moldar a estratégia do negócio e a liderar iniciativas digitais:
- Estratégia Digital ▼
-
- Estratégia para Transformação Digital ›
-
- Implicações da crescente aceleração do ritmo de mudanças e seus impactos para os negócios; concepção da estratégia de adaptação de um negócio à era digital; definição, conceitos básicos e pilares da transformação digital; aprofundamento no framework dos cinco domínios — clientes, competição, dados, inovação e valor — com orientações para aplicação prática; papel do mindset e da cultura organizacional na digitalização; estudos de caso reais; Open Innovation como ferramenta de transformação; vantagens e desvantagens dos modelos de trabalho de startups vs. práticas corporativas; metodologias e ferramentas para construir modelos de negócio mais ágeis e digitais.
- Transformação Organizacional ›
-
- Compreender a transformação organizacional necessária para viabilizar negócios digitais: cultura e liderança que prosperam com disrupção; construção de organizações por líderes que adotam novas abordagens; importância do propósito e competências de líderes que conduzem mudanças; motivação e engajamento de times de alto desempenho; governança organizacional (holocracia como fundamento); ética e responsabilidade socioambiental (ESG) e a influência da liderança nos indicadores de ESG.
- Startups: Valuation & Venture Capital ›
-
- Introdução ao empreendedorismo; modelos de negócio de startups; fundamentos de valuation e precificação; relação com investidores e captação de recursos; governança em startups; tendências tecnológicas; cases práticos e pitchs com empreendedores.
- Customer Services & Omnichannel ›
-
- Fundamentos de Marketing Omnichannel; sistemas integrados de canais com o consumidor (varejo, canal direto, marketplaces); e cases de sucesso Omnichannel.
- Business ▼
-
- Marketing para Produtos Digitais ›
-
- Conceitos e tendências de marketing; forças de disrupção; canais digitais e tipos de mídia; valor nas relações de troca; estratégias e planos para marketing digital; complexidade do consumidor moderno.
- Comunicação em Meios Digitais ›
-
- Histórico da comunicação e impacto da transformação digital na produção e distribuição de informação; plataformização da mídia; creator economy; mídia programática e gestão de dados; estudos de caso.
- Avaliação Financeira de Projeto ›
-
- Valor do dinheiro no tempo; taxa de juro; valor atual e futuro de fluxos de caixa; demonstrações contábeis; gestão do risco; critérios de avaliação econômica; investimento em intangíveis e avaliação financeira de marcas.
- NeuroMarketing: Evolução Necessária ›
-
- O que é NeuroMarketing; avanços em Neurociência; biométrica e neurométrica; como o cérebro toma decisões de compra; táticas de persuasão e influência; design emocional; exemplos práticos de aplicação em produtos digitais.
- Criação ▼
-
- Estratégia para Produtos Digitais e Inteligência Artificial ›
-
- Conceito de interface; evolução histórica; interfaces de toque e voz; redes sociais e algoritmos; modelos de negócios de plataformas; monetização; privacidade, riscos sociais e o futuro das redes sociais; importância dos dados e desafios para marcas no século 21.
- UX Design: A Experiência do Usuário ›
-
- Conceitos de UX; metodologias de pesquisa com usuários; arquitetura da informação; prototipagem; testes de interface e ferramentas para validação de projetos reais.
- Design Thinking ›
-
- Design Thinking aplicado a produtos digitais; identificação de oportunidades; técnicas de criatividade; prototipagem e validação; planejamento do processo de projeto.
- Projeto de Inovação Digital em uma Startup ou em Empresa Existente ›
-
- Definição e regras do projeto de inovação digital; customer discovery; validação; apresentação de MVP; faseamento do produto e avaliação por banca.
- Tecnologia & Inteligência Artificial ▼
-
- Conceitos básicos de tecnologia e Inteligência Artificial ›
-
- Aplicações Web e Mobile; infraestruturas On- Premise e Cloud; bancos relacionais, NoSQL e blockchain; linguagens e frameworks (React, Angular, Flutter, Node, Python, Java); redes neurais e aprendizado de máquina; MVP, priorização e análise de complexidade.
- Lean Startup & Métodos Ágeis: Provocando a Inovação ›
-
- Conceitos de Lean, modelo Gartner, Lean Startup, MVP, Lean Model Canvas, Manifesto Ágil e SCRUM; aplicação prática em startups.
- Transformando Dados em Ativos: Data Analytics & Data Science ›
-
- Alfabetização em data science para executivos; fundamentos matemáticos; correlação e causalidade; análise exploratória; visualização; arquiteturas de dados; aprendizado de máquina e ética no uso de dados.
- Tecnologias Emergentes: Inteligência Artificial e outras ›
-
- História das tecnologias; forças tecnológicas; agilidade; computação em nuvem; IA; ciência de dados; IoT; blockchain; Web3; metaversos; economia digital; construção de planos para futuro imprevisível.
- Blockchain ▼
-
- Princípios sobre Blockchains e Criptoativos ›
-
- Funcionamento da blockchain; modelos de governança autônoma; mercados de criptoativos; aplicativos descentralizados (dapps); e modelagem econômico- financeira de criptoativos.
- DeFi – Finanças Descentralizadas I ›
-
- Tipologia das DeFi’s; DeFi de crédito e pools de liquidez; stablecoins; AMM; e derivativos de criptoativos.
- DeFi – Finanças Descentralizadas II ›
-
- Continuação e aprofundamento dos tópicos de DeFi, incluindo casos avançados e análise de protocolos.
- Blockchain Economics ›
-
- Discussão sobre organizações baseadas em lógica blockchain; governança autônoma; uso de criptoativos; micro e macroeconomia aplicadas a blockchain.
Inscreva-se agora
Garanta sua vaga e matricule-se na melhor universidade privada do país. *
*The World University Rankings 2026
INSCREVA-SEAprenda com feras do mercado nacional e convidados internacionais:
Abel
Reis
Executivo com 25 anos em publicidade na América Latina.
Fundador da AgenciaClick e ex-CEO de redes como Isobar e
Dentsu Aegis. Sócio em ventures e autor; formado em
Engenharia de Sistemas (UFRJ).
Daniel
Orlean
Fundador e co-CEO da Voltz e executivo em tecnologia para
educação. Ex-vice-presidente de marketing do Flamengo.
Engenheiro e mestre em Ciência da Computação (PUC-Rio).
Eliane
Leite
Executiva com experiência em RH, liderança e planejamento
estratégico, com passagens por empresas como Xerox.
Coordenadora do MBA em RH (IAG/PUC-Rio) e mestre em
Administração.
Fernando
Wagner
Sócio da Crescera Capital e Head da área de Venture Capital,
Fernando é Gestor do maior fundo de Venture Capital em
Operação no Brasil. Mestre em Engenharia de Sistemas
(COPPE/UFRJ).
Franco
Pieragnoli
Diretor de tecnologia da Work&Co (Accenture) com experiência
em produtos digitais e projetos de grande escala; atuou em
startups. Formação em reconhecimento de padrões (EACH/USP).
Frederico
Lacerda
Pioneiro em Employee Experience no Brasil e co-fundador da
Pin People, plataforma de people analytics. Fundador de
aceleradora de startups e ex-consultor na Accenture. Mestre
em Administração pelo IAG PUC-Rio.
Guilherme
Toledo
Designer formado pela PUC-Rio; professor e coordenador de
projetos com ênfase em estratégia e gestão do design.
Formação complementar em artes e antropologia pela UC Santa
Barbara.
Leonardo
Lima
Especialista em blockchain e criptomoedas, diretor no
IAG/PUC-Rio e membro de conselhos acadêmicos. Professor de
Finanças com doutorado e mestrado em Engenharia de Produção
(PUC-Rio).
Luiz Eduardo
Brandão
PhD em Finanças, com MBA pela Stanford Business School e
formação em engenharia. Especialista em avaliação de
projetos e análise de risco; coordenador do NUPEI em energia
e infraestrutura.
Luis Fernando
Hor-Meyll Alvares
Engenheiro eletrônico com mestrado e doutorado em
administração. Ampla experiência técnica e gerencial em
empresas de tecnologia e serviços. Professor de Marketing no
IAG/PUC-Rio.
Marcantonio
Fabra
Consultor e professor com mais de 30 anos em gerenciamento
de projetos. Ex-vice-presidente de Marketing e Comunicação
do PMI-RJ e detentor de certificações em gestão de projetos
e metodologias ágeis.
Marcello
Póvoa
Managing Partner da MPP, agência focada em produtos digitais
de grandes marcas; ex-diretor da Globo.com. Pós-graduação na
Columbia University, M.Sc. Communications Design (Pratt) e
MBA Coppead.
Marcio
Leibovitch
Sócio da Work&Co (Accenture) no Brasil, especialista em
produtos digitais e experiência de usuário. Engenheiro
eletrônico (PUC-Rio) com carreira internacional.
Marco Aurélio
Sá Ribeiro
Coordenador do Centro de Empreendedorismo do IBMEC e diretor
da Sá Ribeiro Multimedia. Consultor e professor com
doutorado em Administração; leciona no IBMEC-RJ e na
PUC-Rio.
Newton
Rodrigues-Lima
Especialista reconhecido em Neuromarketing, com experiência
como executivo em gestão corporativa. Ph.D. em Business
Administration (EUA) e especialista em negociação (Harvard).
Nuno
Côrte-Real
Mestre em Economia Internacional (ISEG, UT Lisboa) e docente
na Universidade Católica Portuguesa desde 1991. 16 anos de
experiência no setor financeiro, com atuação em direção de
bancos.
Pedro
Argento
Desenvolvedor e fundador da GoBlock (aplicações em
Blockchain). Mestrando em Finanças pelo IAG PUC-Rio;
Engenheiro Eletricista (PUC-Rio) com estudos em IA e ciência
de dados.
Rafael
Nasser
Líder de projetos de tecnologia em organizações como
Petrobras e Furnas. Doutor em Ciência da Computação com mais
de 20 anos de experiência e atuação como empreendedor.
Rodrigo
Senra
Doutor em Computação pelo IC-Unicamp. Experiência de 26 anos
na indústria de software; ex-professor da PUC-Campinas.
Membro fundador da Associação Python Brasil e atuante em
estratégias e serviços de dados.
Confira os benefícios exclusivos para alunos da PUC-Rio:
você terá acesso a uma série de vantagens, incluindo:
- 📍 Turmas cuidadosamente planejadas para otimizar o seu networking e desenvolvimento.
- 📍 Conteúdo atualizado e alinhado com as últimas tendências do mercado. Estude na PUC-Rio: a melhor universidade privada do país.(THE World University Rankings 2025).
- 📍 Alunos de MBA possuem um desconto exclusivo para ingressar no Mestrado profissional em Administração de Empresas da PUC-Rio, permitindo que continuem aprimorando sua trajetória acadêmica e profissional.
- 📍 Ao final do curso, o aluno que for aprovado em todos os créditos receberá uma Medalha Digital registrada em Blockchain e o Certificado do MBA.
MBA Digital Business
FORMATO:
Aulas online/ao vivo
CARGA HORÁRIA:
388h
DURAÇÃO:
13 meses
INÍCIO:
13 de abril/2026
Parcelamento em até 15 parcelas de
R$ 2.332,85*
Condições especiais até 20/12/2025:
15% DE DESCONTO
Inscreva-se hoje e participe do processo seletivo que consiste em uma entrevista com a coordenação do curso, por telefone ou videoconferência.
Após a entrevista, você será informado(a) sobre a aprovação e poderá fazer a matrícula no MBA Digital Business da PUC-Rio.
Turma: 13 de abril de 2026 INSCREVA-SE